Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de março de 2015

Farol do Cavaleiro

    


     No centenário do Farol do Cabo Sardão, o Município de Odemira propõe que as Jornadas Escolares tenham este tema. Assim, uma turma do 1.º Ciclo deverá trabalhar uma ideia, medida ou recomendação para apresentar na Assembleia das Crianças, a realizar em Odemira, no dia 19 de março. Estamos a tentar fazer qualquer coisa mas ainda não obtivemos propostas concretas. Será amanhã?
Os professores


     O farol do Cavaleiro é um farol que se localiza na ponta do Cavaleiro, freguesia de São Teotónio e distrito de Beja.
     É uma torre alta e branca.Contém uma grande lâmpada em forma de cilindro vermelha.O farol tem 17 metros de altura.A proposta do farol foi  feita em 1883 mas acabou por ser feita em 1915.
     O farol foi construído do lado da terra, ao contrário de todos os outro faróis que ficam virados para o mar.
     A lâmpada do farol deixou de ser a gás e a petróleo em 1950 e foi substituída por uma lâmpada de 3000 volts. Até aos anos cinquenta, o correio era entregue por um estafeta a quem pagavam 200 escudos por mês, em que fazia 16 viagens a pé, de mais de 20 Km cada e por péssimo caminho.Viria depois o ordenado a subir para 300 escudos.
     O Farol do Cavaleiro, no dia 15/04/2015, fará 100 anos onde será feita uma festa com exposições e visitas ao topo do farol. Avisa-se já que, quem quiser celebrar o centenário do farol connosco, será bem-vindo!

Juliana Manuelito - 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário