Número total de visualizações de páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Projeto das Escolas Rurais

     Tristeza por ter terminado o “Projeto das Escolas Rurais”

    A nossa escola (EB1 Da Zambujeira do Mar) está muito desanimada por não podermos continuar com o “Projeto das Escolas Rurais”. Devido à crise deixámos de ter transporte para nos deslocarmos para outras escolas.
    O “ Projeto das Escolas rurais” é um projeto que valoriza o contacto, afeto e troca de conhecimentos entre professores, alunos, pais e pessoas da comunidade.
    Nas escolas pequenas, o funcionamento é muito familiar, existe uma grande ligação afetiva entre pais, professores e alunos. Isso faz com que os alunos vão para a escola satisfeitos e com desejo de aprender e na sala de aula se sintam “em casa”. Quando se juntam várias escolas num único edifício, as crianças vão para um ambiente mais impessoal, com mais confusão e onde os professores por muito boa vontade que tenham, não conseguem dar tanta atenção a cada aluno por terem turmas maiores.
    Uma das coisas que iremos sentir muita falta será de fazermos os nossos dias diferentes. Era sempre tão interessante e divertido irmos com crianças de várias escolas passar o dia noutra escola e comunidade, assistirmos e participarmos de tantas atividades divertidas e educativas. Os familiares e amigos ajudavam com o almoço e nas atividades.
    Depois havia um dia em que éramos nós que recebíamos as outras escolas e aproveitávamos para apresentar trabalhos nossos de que tanto nos orgulhávamos, que fazíamos na escola. Ficávamos sempre tão felizes por podermos aprender e partilhar com os outros conhecimentos novos.
   Agora deixámos de ter dias diferentes, já não nos podemos juntar todos e conviver com outras escolas e comunidades.
                                                      
ESTAMOS TRISTES !

                                      Alunos e professores da EB1 de Zambujeira do Mar
                                                                                        (Texto organizado pelo Rúben)

Sem comentários:

Enviar um comentário