Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Observação de 3 ninhos de cegonhas

     Conforme estava prometido, os alunos e os familiares da Escola da Zambujeira estão a observar desde as 6 da manhã, o comportamento das cegonhas que habitam estes três ninhos do Palheirão da Samouqueira.


Às 7 e 30, já havia chegado um adulto do ninho de cima com abastecimentos. O outro adulto partiu então para o campo.


     No ninho de baixo aconteceu o mesmo.

     Porém, no ninho do meio, que foi o último, ainda não tem jovens e está muito mal feitinho, o adulto "obrigou" o que chegou a voltar para o campo buscar pastos. Quando o professor foi substituído pela Mafalda e pela mãe, já tinha aterrado 3 vezes no ninho, carregado de pasto que ia buscar logo ali às dunas. Novidades mais logo!


     Ao meio-dia já tinham passado pela maratona 9 alunos e 11 familiares. E já se havia desoberto porque é que, no ninho do meio, as cegonhas não se revezavam: a fêmea está ainda na fase de postura, pois só tem um ovo. E o macho fartou-se de carregar pasto para o ninho. Exibicionista! Nesta fase de maior calor há uma menor frequência nas visitas.


     Às 9 horas da noite ou quase, depois de ver o pôr do Sol, terminámos a nossa maratona. Vamos ficar a saber muito mais sobre a magnífica Natureza de que temos a possibilidade de desfrutar e que, se calhar, nem conhecemos.

     Ao longo do dia ajudaram neste trabalho 15 alunos e 23 familiares.



     Uma cegonha terá posto um ovo! No ninho do meio (Vensali!), aquele que andou em construção ao longo da manhã, mas em que se notam acabamentos deficientes.


     Várias aprendizagens quisemos fazer: E vimos que a vida destas cegonhas não é nada fácil. Mas, porque gostarão tanto de fazer aqui as suas casas?




1 comentário: