Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Dia de aulas ao ar livre : 21 de maio


     No nosso Plano Anual de Atividades estava este dia. E que tal aproveitar para tentar fazer algumas das sugestões?
     Depois, envia o que fizeste usando os canais habituais.

O Dia de Aulas de Aulas ao Ar Livre é um movimento global que visa celebrar e inspirar a aprendizagem e brincadeiras, em casa ou na escola. Anualmente o movimento é celebrado em duas datas. Neste dia, os professores normalmente organizam um dia especial ensinando ao ar livre. Em resposta à crise do coronavírus, a habitual celebração será um pouco diferente em 2020.
Depois de consultarmos professores e pais à escala mundial, lançámos o tema Brincar Naturalmente!
À medida que a crise do coronavírus continua, as crianças tendencialmente passam mais tempo no interior e em frente aos ecrãs. A nossa comunidade de professores e pais está preocupada com o impacto negativo desta realidade no bem-estar das crianças.
A ligação com a natureza pode restaurar o nosso bem-estar. Para as crianças, esta ligação é concretizada através do brincar, quer seja no exterior e em contacto direto com a natureza, quer seja no interior e em contacto com elementos naturais.
Nas próximas semanas partilharemos ideias e recursos para facilitar a ligação com a natureza através da brincadeira. Estas atividades podem ser realizadas a partir do vosso jardim, varanda ou sala de estar! E no dia 21 de maio, data que seria o próximo Dia de Aulas ao Ar Livre, convidamos-vos a celebrar a vossa ligação com o mundo natural ao trazer o Brincar Naturalmente a todos.
Levar o Brincar Naturalmente a todos no dia 21 de maio
Mascarem-se de natureza no dia 21 de maio e partilhem as vossas criações com o mundo! As possibilidades são infinitas. Seja utilizando tintas naturais ou materiais reciclados para transformar roupas velhas em novos fatos.  Se for possível, passem o dia brincando ao ar livre e mascarados. Ou vistam-se para a vossa caminhada diária. Também podem apenas celebrar a partir da vossa varanda, fazendo um vizinho sorrir. Há sempre algo que todos podem fazer! Qualquer que seja a vossa celebração, partilhem nas redes sociais no próximo 21 de maio com #BrincarNaturalmente.
Através da brincadeira, ajudaremos as crianças a manter a sua ligação com o mundo natural durante a crise do coronavírus.



Crianças a observar o solo

1. INVESTIGA O SOLO DO TEU QUINTAL OU JARDIM


Descrição: Começa a tua semana ao investigares o teu quintal ou jardim. Nesta atividade vais investigar o tipo de solo do teu quintal, ou jardim perto de casa. É arenoso, argiloso, ou calcário? Tem um odor particular? Que espécies de plantas e animais consegues identificar?
Currículo escolar: Estudo do meio do 1º e 2º ano
Materiais necessários: Sempre que partires para uma aventura não te esqueças dos teus materiais de explorador: Pá, Balde, Lupa, Caderno e Lápis.
Passos: Observa o tipo de solo e descreve com máximo de detalhe possível as suas caraterísticas e biodiversidade que vês. Caso não tenhas acesso a um jardim ou quintal, podes também identificar tipos de solo a partir de imagens que encontres na internet.
Atividade de casca de ovo

2. PLANTA SEMENTES EM CASCAS DE OVOS


Atividade originalmente publicada pelo Movimento Bloom
Descrição: Sabias que a casca do ovo tem propriedades fertilizantes? Utilizado as cascas podes plantar sementes de girassol ou feijão. O processo é bastante rápido e podes registrar o desenvolvimento da tua planta no teu caderno de explorador!
Currículo escolar: Estudo do meio do 1º e 2º ano
Materiais necessários: Casca de Ovo, Suporte para Ovos, Terra ou adubo, Colher de Pá ou de Jardinagem, Sementes, Tigela, Marcadores
Passos:
1 – Com cuidado quebra a parte de cima do ovo. Atenção: nesta atividade nada se desperdiça! Aproveita a parte do interior do ovo para fazeres uma omelete. 
Garante que a casca está limpa por dentro e fora. 
2 – Enche cada casca com terra ou adubo e planta as tuas sementes.
Dica: para comparares espécies diferentes, planta diferentes sementinhas e aponta os resultados.
3 – Decora as tuas cascas. Dá-lhes carinhas e nomes. 
Cozinha de lama

3. FAZ UMA COZINHA DE LAMA

Atividade originalmente publicada pelo Movimento Bloom
Descrição: As cozinhas de lama são bem populares na nossa comunidade. Prometemos que poderás colocar em prática os teus dotes de chefe, bem como conhecimentos da matemática e ciência. 
As cozinhas de lama têm diferentes tamanhos e estruturas. Dependendo se tens um quintal ou varanda, poderás construir uma pequena estrutura que se adapte ao teu ambiente. Sê criativo e eficiente com os teus recursos!
Materiais necessários: Tachos, Água, Colheres, Baldes, Jarros de Medição, Bules e outros recipientes, Lama, Flores e Folhas, Paus, Formas de Corta Massas, entre outros.
Passos: O melhor da cozinha de lama é a liberdade que tens para criares as tuas próprias brincadeiras, por isso, dá asas à tua imaginação e diz-nos a tua atividade favorita. Se não sabes por onde começar, damos-te uma dica de como fazer um bolo de lama!
1 – Não há limites para o tipo de bolos e biscoitos que podes criar com uma variedade razoável de recursos. Primeiro, junta com lama uma seleção de decorações que incluem: folhas, flores, areia, e conchinhas.
2 – Depois molda o bolo de lama e dá-lhe um nome.

Atividade número 4 com Terra


4. CONSTRÓI FORMAS GEOMÉTRICAS A PARTIR DE ELEMENTOS DA NATUREZA

Descrição: A partir de areia, argila, barro e outros elementos naturais constrói sólidos geométricos.
Currículo escolar: Matemática do 1º e 2º ano
Materiais necessários: Vários tipos de solo (Argiloso, Areia, Terra), Barro e Pauzinhos
Passos:
1 – Dependendo da natureza que te rodeia recolhe os vários tipos de solo (terra, areia, arenoso, etc). Não te esqueças de apanhar alguns pauzinhos. Caso não consigas sair à rua, também podes trabalhar com o barro. 
2 – Primeiro, trabalha com os vários solos e constrói várias formas geométricas, como por exemplo, pirâmides, esferas e cubos.
3 – Depois de te familarizares com a textura dos vários tipos de solo, com os paus que recolheste faz novas figuras. Desta vez usa o barro ou terra para formares pirâmides, cubos, paralelepípedo, ou outros sólidos geométricos.



Sem comentários:

Enviar um comentário