Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Visita de Estudo ao Palheirão da Samouqueira

     Na segunda-feira, nós fomos ao Palheirão da Samouqueira, porque tínhamos a sala com muito pó das obras e queríamos contar os ninhos de cegonha. Levámos um papel para registar as plantas,os animais,os habitats e os aspectos da costa. Chegámos a meio do caminho e começou a chover; por sorte apanhámos boleia dos pais do Sebastião.
     Lanchámos, mas como  o sol abriu, o professor resolveu que iríamos mesmo ao Palheirão. Chegámos lá  rapidinho e observámos que haviam  lá seis ninhos de  cegonha (mas só duas cegonhas! Um casal?)
     Subimos ao miradouro, para observarmos melhor os aspectos da costa: o Cabo Sardão, a Baía da Samouqueira e até a Ponta da Atalaia, a sul da Praia de Monte Clérigo, no concelho de Aljezur.
     Regressámos e registámos vários aspectos que observámos. Da fauna: andorinhas, pardais, um melro, cartaxos, uma borboleta, rãs, corvos-marinhos, gaivotas e um gavião; da flora: acácias, saudades «armérias», chorões, pinheiros, charobias, silvas, tojos, malvas, lírios, camarinheiras, jarros, canas, caniços, trevo e diabelhas; os habitats: barrancos com caniçais, dunas, o acacial, os canaviais...já não tivémos tempo de ir visitar uma lagoa temporária que a Sara diz que está ao lado da casa dela, porque as meninas atrasaram-se no regresso e chegámos à Escola dez minutos depois da hora prevista.

Texto colectivo da turma, transcrito pelo grupo da Maria, da Bárbara, da Joana e da Sara, o Grupo de Amigos!







Sem comentários:

Enviar um comentário