A nossa Escola concorreu a um concurso da Fundação Ilídio Pinho, para o tema Ciências na Escola "Biologia / Ciências da Terra e da Vida". Tivemos a ideia de propor esta investigação: Porque fazem as cegonhas brancas ninhos nas nossas falésias?
Para todos os graus de ensino, do Jardim de Infância ao Secundário, de um total de 700 projectos a nível nacional, foram aprovados 351, entre os quais o nosso.
Vamos investigar, pois. Mas se alguém sabe, soprem-nos a informação!!
A EB1 da Zambujeira do Mar pertence ao Agrupamento de S. Teotónio. Está no Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina. Além de portugueses, temos alunos de quatro continentes...só não há da Oceânia e Antártida...onde não há países. Assim, agora, somos 45. Os pais vieram da África: Angola e Moçambique; da América: Brasil, México e USA; da Ásia: Bahrein, Índia , Israel e Nepal; da Europa: Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Polónia, Reino Unido, Ucrânia...É Escola do Mundo!
Pois isso também eu gostaria de descobrir e de vos ajudar. Mas, ao investigar na Internet,verifiquei que para os próprios biólogos que investigam sobre esse assunto dizem que é uma incógnita e, apontam para uma razao de natureza adaptativa: com o desaparecimento das árvores ( devido às alteracoes do rio Mira ) onde elas contruiam os seus ninhos elas optaram por fazer os ninhos nas falésias, pensando talvez.... O que elas lá pensaram, nao sei, mas talvez vós me possam informar melhor.
ResponderEliminarDe facto continua uma incógnita a razão da nidificação da cegonha branca nas falésias da nossa costa. Segundo li, os biólogos do Parque Natural têm feito algum trabalho nesse sentido e para isso realizaram campanhas de anilhagem desde 1996. esta anilhagem pretende também recolher informação sobre a evolução das colónias de cegonhas.
ResponderEliminarSegundo acredita a técnica Inês Trigo, a razão da nidificação das cegonhas nos ambientes agrestes da Costa Vicentina pode ter a ver com a construção, na década de 60, do perímetro de rega do Mira e com o consequente desaparecimento de árvores de grande porte onde habitualmente as cegonhas podiam fazer o seu ninho. Nestas condições pode ter bastado um casal ter feito o seu ninho num penhasco para outros o seguirem. Como as cegonhas são muito fiéis aos seus companheiros e aos seus ninhos mesmo que migrem elas regressam e voltam ao ninho de origem.
Biblioteca Escolar
Atrevo-me entao como em lancar a hipótese, baseando-me no que li, que se tratou de uma adaptacao natural: tendo em conta os factores adversos provocados pelo homem ( o desaparecimento das árvores de grande porte) as cegonhas brancas procuraram as falésias para a contrucao dos seus ninhos.Mas porque é que isto só acontece na nossa costa?
ResponderEliminar