Ontem de manhã reparámos que as andorinhas dos beirais já tinham chegado. O Fernando disse que haviam vinte e seis ninhos. Não gostamos delas por causa do cocó, mas elas, coitadas têm de morar nalgum sítio. No fim do mês devem haver muitos mais ninhos.
A EB1 da Zambujeira do Mar pertence ao Agrupamento de S. Teotónio. Está no Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina. Além de portugueses, temos alunos de quatro continentes...só não há da Oceânia e Antártida...onde não há países. Assim, agora, somos 45. Os pais vieram da África: Angola e Moçambique; da América: Brasil, México e USA; da Ásia: Bahrein, Índia , Israel e Nepal; da Europa: Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Polónia, Reino Unido, Ucrânia...É Escola do Mundo!
Número total de visualizações de páginas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Originalmente a Andorinha dos Beirais construia os seus ninhos nas falésias em rochas salientes. Actualmente constrói na parte exterior dos edifícios, na junção da parede com o beiral. Constroi-os com lama e forra-os com palha, ervas, penas ou outros materiais macios. O ninho tem a forma de taça fechada com uma abertura estreita no topo. Os pedaços de lama são colados com saliva. O casal participa na construção do ninho que normalmente demora até 10 dias a construir.
ResponderEliminarQuando a andorinha aparece a Primavera não tarda a chegar.
Biblioteca da EB 2,3